Cardiologia
CARDIOLOGIA: ESCUTANDO O QUE SEU CORAÇÃO TEM A DIZER.
A cardiologia é o ramo da medicina que preocupa-se com a função do coração, sua anatomia e suas doenças, assim como das artérias, das veias e de todos os componentes do sistema cardiovascular. A função básica do sistema cardiovascular é transportar o oxigênio e os outros nutrientes para as células do corpo, além de remover produtos do metabolismo celular e carregar substâncias de uma parte para outra do corpo.
A maneira mais comum do cardiologista avaliar os sintomas relacionados a lesões do coração ou do aparelho circulatório é a ausculta cardíaca. Estas alterações ainda podem ser avaliadas pela realização de exames complementares mais complexos que a ausculta com o estetoscópio.
O funcionamento do coração, além de ser altamente complexo, está sob a influência de outros sistemas do corpo. Algumas doenças de outros aparelhos também aumentam a possibilidade do indivíduo vir a sofrer de complicações no coração.
Fatores de Risco para Doenças Cardíacas:
Obesidade: o excesso de peso faz o coração ter que trabalhar mais, o que causa o aumento da pressão. Inclua frutas e verduras no seu dia a dia e evite alimentos gordurosos. Se você precisa emagrecer, consulte um médico para orientá-lo em sua dieta.
Diabetes: quem é diabético também tem maiores chances de ser hipertenso, portanto, o controle do diabetes e da dieta deve ser rigoroso.
Fumo: O cigarro, além de responsável por muitas outras doenças, aumenta os riscos de problemas do coração. Se você tem pressão alta, esses riscos são ainda maiores. Se você fuma, pare de fumar.
Colesterol: Ter o nível de colesterol alto favorece o acúmulo de gordura nas artérias que levam sangue ao coração, aumentando os riscos de infarto.
Álcool: Além de dificultar o tratamento, o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar a pressão arterial.
Sal: Consumir sal em excesso (mais de uma colher de chá ao dia) facilita o aumento da pressão arterial. Procure substituí-lo por outros temperos que também dão sabor aos alimentos, mas que são naturais, como orégano, louro, alho, cebola, etc.
Estresse: Mesmo que você não fume, não beba, não seja diabético e tenha uma vida saudável, o estresse pode elevar a pressão. Procure não levar tão a sério os problemas e não se irrite à toa. Diversão é importante: reserve sempre um tempo para fazer o que você gosta ou estar com os amigos. Além de ficar mais feliz, você estará cuidando do seu coração.
Alimentos a serem evitados: Enlatados, presunto, salame, mortadela, salsicha, linguiça, carne de sol, chocolate, chá-mate, maionese e frituras.